O Visitante
Uma pessoa delicada e amável no falar ajuda os outros a viver; quem é grosseiro e implicante desanima qualquer um. Provérbios 15:4 (A Bíblia Viva)
Certo dia, um homem caminhava por uma estrada da Irlanda do Norte, quando pela janela aberta de uma escola ouviu o som de vozes infantis. O homem sorriu ao ouvir que repetiam a tabuada de multiplicar. Aquilo fez com que ele recordasse seus tempos escolares. “Acho que vou entrar e dar uma olhada”, pensou ele.
Em pé junto à porta aberta, percebeu que tudo continuava como no seu tempo de criança – a lousa cheia de pó de giz, as filas de carteiras e um menino parado no cantinho do castigo.
O professor aproximou-se do visitante.
– Em que posso ajudá-lo, senhor?
– Ouvi os alunos repetindo a tabuada e isso me fez recordar meu tempo de escola – disse o homem. – Posso assistir por um momento?
– Sinta-se à vontade – respondeu o professor.
– O que aconteceu com o menino parado ali no canto? – perguntou o visitante.
– Aquele lá é Adam Clarke, o menino mais burro da escola – explicou o professor. – Ou ele não consegue aprender ou não quer aprender a tabuada de multiplicar. Duvido que se torne alguém na vida.
O visitante percebeu que o queixo do menino tremia diante das palavras cortantes do professor. O homem sentiu pena dele e, na primeira oportunidade, foi até lá conversar com ele. Colocou a mão no ombro do garoto e disse:
– Não pode ser verdade que você não aprende as lições. Continue tentando, e vai conseguir. Acho que você é um aluno inteligente e vai aprender a lição se não desistir.
Adam Clarke sorriu enquanto o idoso senhor lhe dava um tapinha no ombro. Endireitou-se um pouco e tentou recordar a multiplicação por nove. Não era fácil, mas continuou até conseguir.
“Quando me sentia tentado a desistir, lembrava-me das palavras daquele velhinho”, disse Adam anos mais tarde, quando já era o Dr. Adam Clarke, autor de um comentário bíblico. “Foram as palavras mais bondosas que alguém já me disse, e colocaram em mim o desejo de ser bem-sucedido.”
Sendo Amigos
Palavras positivas de elogio farão mais do que qualquer outra coisa para ajudar alguém a ter bom êxito.